sábado, 14 de fevereiro de 2009

Finalização de Artes

Finalização de arte com o objetivo da serigrafia é bem simples, iremos saber por que neste post.

O melhor programa pra esse tipo de trabalho é o Corel Draw, o que usarei é o Corel Draw X4. O desenho para a finalização deve estar em curvas, ou seja, deve estar manuseál. As impressões devem ser feitas em papel vegetal e em uma impressora a laser, para melhores resultados.

Vamos começar... ajuste o tamanho da folha para Ofício, que é a que iremos usar. Temos o nosso desenho:

Um desenho simples, apenas quatro cores.

A primeira coisa a fazer é demarcar o meio do desenho verticalmente (criando um tracinho vertical, posicionando-o logo abaixo da figura. Selecionando o tracinho e logo após pressionando Shift e o desenho inteiro, pressione E, e o tracinho ficará exatamente na metade do desenho) e horizontalmente (fazendo o mesmo processo, mas usando o tracinho horizontalmente e o atalho C), e logo depois pinte-o todo de preto, como mostra a figura:

Segunda coisa é criar uma nova página, apertando Ctrl + A você seleciona todo o desenho e depois você copia, e na outra página (em branco) cole-o. A partir de agora você vai usar essa cópia várias vezes. Agora que você colou, apague os desenhos que antes correspondiam a cores amarelo, vermelha e verde, deixando apenas o preto e os tracinhos que indicam as metades da figura. Eles servirão para facilitar a hora da gravação das telas (veremos isso no post sobre gravação), veja a figura:


Pronto, a primeira cor já está pronta para a impressão.

Agora, criando uma nova página cole o desenho que antes colara na página anterior, então, apague todas as cores deixando apenas o amarelo e as demarcações.

No mesmo processo, crie uma nova página, cole o desenho e apague todos os outros desenhos, mas dessa vez deixe apenas o vermelho, e claro, os tracinhos.

Agora o último, o verde, a mesma coisa, cole, apague tudo, mas deixe apenas o verde e as demarcações.

Imprimindo todas essas páginas, devemos verificar se eles quando sobrepostos os tracinhos formam o desenho inicial, se sim, eles estarão prontos para a gravação.

Um comentário:

Projeto Inclusão Produtiva disse...

ola, estou começando a tentar fazer arte para fazer camizetas e como sou muito fraco ainda não estou conseguindo apagar as cores como vc fez no exemplo do pe no chão, tem como vc me explicar como apagou as cores, como pintou tudo de preto, pois so consegui mudar a cor dos marcadores, pode me ajudar por favor ??
meu email é rebeldesdamadrugada@hotmail.com